A memória física de um
sistema divide-se em duas categorias:
- a memória viva: composta por circuitos integrados, por conseguinte muito rápida.
- a memória de massa: composta por suportes magnéticos (disco duro, bandas magnéticas…), muito mais lenta.
Gestão de memória é um
complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas
várias técnicas para torná-la mais eficiente. Na sua forma mais simples, está
relacionado em duas tarefas essenciais. O tratamento necessário da memória
utilizada não é uma tarefa fácil de ser implementada. Existem vários requisitos
que devem ser observados para o correto funcionamento, tais como, Segurança,
Isolamento, Performance, entre outros. Para isto a função de gestão da memória
passa a ser do sistema operacional e não mais do aplicativo. Para que uma
memória funcione de maneira correta, é necessário que se tome cuidado com
vários elementos como segurança e isolamento.
DMA |
O DMA permite que certos
dispositivos de hardware num computador acedam a memória do sistema para
leitura e escrita independentemente da CPU. Muitos sistemas utilizam DMA,
incluindo controladores de disco, placas gráficas, de rede ou de som. O acesso
direto da memória é usado igualmente para transferência de dados de núcleos em
processadores multi-core. Os computadores que têm os canais de acesso direto a
memória podem transferir dados aos dispositivos com muito menos perdas gerais
de processamento do que computadores sem uma via de acesso direto à memória.
Com acesso direto da memória, o processador central executa transferências, faz
outras operações enquanto alguma transferência estiver em andamento, recebe uma
interrupção do controlador de acesso direto da memória uma vez que a operação
foi feita.
Bus Mastering é um recurso
suportado por algumas arquiteturas de barramento, que permitem que um
controlador - principalmente discos rígidos, unidades de CD-ROM e DVD-ROM,
conectado a interface IDE ou SATA - se comunique diretamente com outro
dispositivo, ou seja, a memória.
Controlar de DMA e Bus Mastering |
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